07/08/2011 17:29

CUIDADOS COM O VEICULO PARA UMA BOA VIAGEM

Tema:Off-Road
Autor: Redação 360 Graus
Data: 19/10/2009

 
Se manter o veículo em boas condições de rodagem na cidade é essencial para a segurança, esse cuidado se torna ainda mais importante na hora de sair de férias. “Checar os itens básicos do carro antes de pegar a estrada evita que imprevistos atrapalhem a sua viagem. Além de envolver percursos mais longos e com o veículo geralmente carregado, é comum o motorista enfrentar caminhos que não conhece e situações que exigem tanto dele quanto da máquina”, lembra Reinaldo Nascimbeni, da área de Serviço ao Cliente da Ford.

Fazer as revisões recomendadas no manual do proprietário é o primeiro passo. Mas o motorista também precisa estar atento para alguns pontos que devem ser inspecionados rotineiramente no veículo, seja no posto ou em casa, para detectar qualquer anomalia ou desgaste irregular que possa comprometer a sua eficiência e segurança, principalmente antes de seguir viagem.

Eis alguns itens que não devem ser esquecidos:

  • Cheque o nível de óleo do motor e os filtros de ar e de óleo, fazendo a troca se necessário. Verifique a água do radiador, com o motor frio, e também se as correias não estão desgastadas ou com excesso de folga.

  • Verifique se as velas estão limpas e com os cabos em bom estado.

  • Complete a água do reservatório do limpador de pára-brisa e verifique se o sistema não está entupido. Algumas gotas de detergente neutro podem ser adicionadas na água para remover oleosidade. Confira também se as palhetas estão gastas e precisam ser substituídas.

  • Verifique se há lâmpadas queimadas nos faróis, lanternas e sinalizadores para garantir a visibilidade noturna e também o estado dos fusíveis.

  • Calibre os pneus – sem esquecer do estepe – com a pressão recomendada no manual. Mas faça essa checagem com os pneus frios. Quando os pneus estão aquecidos, o ar dentro deles se expande e altera a medição. Verifique também o desgaste da banda de rodagem. Se a profundidade dos sulcos estiver abaixo de 1,6 milímetro, está na hora de trocar. Pneus “carecas” tendem a derrapar, principalmente em pista molhada, e aumentam o espaço necessário para a frenagem. Em toda troca ou rodízio de pneus, estes devem ser balanceados para evitar trepidações e desgaste irregular. Pelo mesmo motivo, faça o alinhamento da direção, principalmente se sentir a direção pesada ou puxando para um lado.

  • Ruídos acima do normal ao brecar o veículo, ou pedal baixo, indicam desgaste das pastilhas e lonas de freio. Faça a revisão desses componentes e também dos discos e do sistema hidráulico. O fluido de freio deve ser trocado a cada dois anos para evitar a contaminação por água, que danifica os componentes metálicos.

  • Teste também a condição da suspensão. Um modo simples de verificar se está na hora de trocar molas e amortecedores é empurrar os cantos do carro para baixo e soltar em seguida. A carroceria deve voltar à posição original e parar. Se balançar mais de duas vezes, o componente está gasto. Molas e amortecedores devem sempre ser trocados aos pares: os dois da frente ou os dois de trás.

    Comportamento seguro

    Tão importante quanto manter o carro em bom estado é o motorista adotar um comportamento seguro ao volante. Pesquisam mostram que a maioria dos acidentes nas rodovias é causada por falhas humanas. Por isso, lembre-se:

  • Use sempre o cinto de segurança e peça para os passageiros do banco de trás fazerem o mesmo.

  • Não ultrapasse a capacidade de carga permitida do veículo, nem obstrua a visão traseira e dos espelhos retrovisores com bagagem.

  • Manter os faróis baixos acesos, mesmo durante o dia, aumenta a visibilidade e é um fator adicional de segurança que ajuda a prevenir acidentes.

  • Em caso de neblina, use somente farol baixo, ou farol de neblina.

  • Não viaje com sono. Nesse caso, retarde a viagem e faça um repouso. Prefira alimentos leves antes e durante a viagem e faça uma parada a cada duas horas para relaxar.

  • Se for dirigir, não beba. O álcool reduz os reflexos e aumenta o risco de acidentes, além de acarretar multas severas para quem infringe a lei.

  • Mantenha uma distância segura dos veículos à frente e só ultrapasse nos locais permitidos, com boa visibilidade.
  • —————

    Voltar


    Contato

    AUTO PEÇAS VIADUTO

    RODOVIA RS 020 nº 4100
    GRAVATAI -RS
    Cep: 94.100-250


    Fone (51) 3488-5324
    Érico 9848-0402